Publicado em 06/06/2019 14h56

Touros da Bela Alvorada – Nelore Zan são destaque no novo Sumário da ANCP

Durante a 25ª edição do Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, promovido pela ANCP, foi lançado o novo Sumário de Touros das Raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã com inúmeras novidades.
Por: Simone Dias

O evento aconteceu no dia 10 de maio, em Ribeirão Preto (SP) e reuniu mais de 300 pessoas, entre criadores, pesquisadores, técnicos, empresas da área de genética, programas de melhoramento genético, associações das raças de bovinos, pecuaristas e universitários.

No sumário de touros líderes da raça Nelore, reprodutores da Bela Alvorada -Nelore Zan foram destaque pela sua alta avaliação genética: Lúdico, Legal, Avesso, Hamlet, Habarraz, Fraque, Grafite e Interior da Bela estão entre os touros ranqueados em diversas características como habilidade maternal (MP120), probabilidade de parto precoce (3P), fertilidade (PE365), Stayability (STAY), crescimento pós-desmame(P450) dentre outras.

O Sumário da ANCP também apresenta os touros ordenados pelo índice de seleção desenvolvido pela ANCP, o Mérito Genético Total (MGTe), onde o Lúdico da Bela é o 15º melhor Reprodutor da raça Nelore. O Sumário completo está disponível no site da ANCP no link https://bit.ly/2YTTFJg.

Flávio Aranha, proprietário da Bela Alvorada, destaca que a seleção confirma, mais uma vez, que o criatório tem excelentes reprodutores. Além de serem destaque neste importante Sumário, transmitem as principais características do Nelore que é a rusticidade e capacidade de se reproduzir com eficiência a campo.

“Por termos foco na seleção à pasto, as principais características de importância econômica em nossos touros de central sempre aparecem em ótimas classificações em todos os sumários e são transmitidas com consistência para seus filhos”, finaliza Aranha.