Publicado em 12/04/2019 17h27

Com recorde de público e de expositores, Fórum Abisolo 2019 alcança meta de conciliar conhecimento e negócios

Evento foi promovido pela Abisolo, em Campinas/SP, atraiu cerca de 600 congressistas, além de 38 empresas expositoras. Próxima edição está agendada para 2021
Por: Mecânica Comunicação Estratégica

abisolo

Com recorde de público – cerca de 600 pessoas nas plenárias –, avaliação positiva da maioria dos participantes em relação aos temas tratados nas palestras, o VIII Abisolo Fórum e Exposição Internacional Tecnologia & Integração, encerrado nesta quinta (11), em Campinas/SP, superou as expectativas da direção da Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, organizadora do evento. “Todos os assuntos abordados foram amplamente aprovados pelo público, sendo que o ponto forte do segundo dia foi o debate sobre a atualidade política e econômica, tanto que a plateia permaneceu lotada o tempo todo, com uma longa bateria de questões dirigida aos debatedores”, comentou Roberto Levrero, presidente da entidade.

Também em relação aos expositores, que este ano totalizaram 38 empresas, contra 28 na edição anterior, Levrero destacou que o nível de aceitação foi bastante elevado. “Todos se mostraram inteiramente satisfeitos com os resultados alcançados, inclusive alguns disseram que concretizaram vendas que foram três vezes superiores as da edição de 2017”, revela o presidente da Abisolo, enfatizando que a maioria destacou o nível elevado do público que circulou pela área dos estandes. Houve ainda a manifestação corrente entre os visitantes das possibilidades de realizar contatos e trocas de informações com outras indústrias, fornecedores e técnicos, num intenso network realizado, principalmente, nos intervalos das palestras que este ano foram animados por uma bandinha que, com músicas que foram do jazz ao sertanejo de raiz, recepcionavam e convidavam os congressistas para o reinício dos trabalhos.

Nesse sentido, o objetivo principal da entidade com a realização do evento foi plenamente alcançado, uma vez que o tema central do Fórum, Tecnologia & Integração, esteve presente por meio da participação de todos os envolvidos com nutrição vegetal, desde os profissionais e estudantes de engenharia agronômica até empresas que são fornecedoras da cadeia produtiva. A fórmula do evento criou sinergia entre a área de exposição e a uma grade de palestras bem diversificada, que mesclou assuntos técnicos e científicos, com palestras sobre inovações tecnológicas, além dos painéis de debate sobre política, economia e até o rearranjo das relações internacionais e os seus impactos no agro.

Neste ano, a parte científica do evento ganhou um peso acadêmico ainda maior por incluir duas palestras internacionais que encerraram o encontro no final da tarde de quinta (11). A professora Maria Del Carmen Salas Sanjuan, da Universidade de Almeria-Espanha, tratou do tema Fertirrigação – Manejo de Nutrição e Ferramentas de Controle e Diagnóstico; e a pesquisadora Victória Fernandez, da Universidade Politécnica de Madrid-Espanha abordou a temática Nutrição Foliar – Fundamentos Científicos e Técnicas de Campo.

A fórmula da exposição e o mix variado de temas abordados neste ano deram bons resultados, e a direção da Abisolo planeja repeti-la no XIX Fórum, a ser promovido em 2021, provavelmente no mês de abril. De acordo com Levrero, a avaliação dos participantes e expositores foi tão favorável ao evento que alguns ainda sugeriram que a associação desmembre a fórmula de palestras em workshops menores e focados em temas específicos de interesse direto da cadeia da nutrição vegetal, como soja, por exemplo. De acordo com o presidente da entidade, essa possibilidade já vinha sendo estudada, constando, inclusive, no Planejamento Estratégico da associação. Adianta que, pode ser que o primeiro deles seja programado ainda neste ano.

Durante o Fórum Abisolo, foi feito também o lançamento da quinta edição do Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal 2019, a consagrada publicação editada pela Abisolo, cujo download pode ser feito pelo link: www.abisolo.com.br/anuario

Publicidade