Publicado em 10/04/2019 15h06

Crédito rural: Aval Cruzado será criado por MP, diz Moreira

Presidente da FPA diz que medida visa viabilizar acesso ao crédito para produtor que se tornou insolvente por conta de condições de mercado
Por: Globo Rural

O presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Alceu Moreira (MDB-RS), disse nesta terça-feira (9/4), que o governo editará uma Medida Provisória para viabilizar o chamado aval cruzado para o produtor rural. A ideia é criar um sistema que viabilize a renegociação de dívidas de produtores rurais que sofram prejuízos e lhes possibilite ter condições de acesso ao crédito para viabilizar à continuidade da produção. O assunto foi discutido na reunião semanal da bancada ruralista, em Brasília (DF).

Moreira informou que a proposta chegou a ser estudada pelos parlamentares ligados ao agronegócio junto com o Ministério da Economia. No entanto, chegou a ser retirada depois que o Conselho Monetário Nacional (CMN) questionou sua funcionalidade. Agora, a proposta voltará na forma de Medida Provisória, entrando em vigor de forma imediata, mas tem uma validade determinada, até que seja aprovada pelo Congresso Nacional.

Usando o exemplo da produção de arroz, o deputado afirmou que há produtores que "quebram com o silo cheio" porque conseguem colher com a máxima produtividade, mas o valor praticado no mercado está abaixo do custo de produção. A situação deixa esse produtor insolvente, não conseguindo quitar seus débitos com a instituição financeira ou a indústria com quem negociou. O chamado Fundo de Aval Cruzado seria o mecanismo para não deixá-lo de fora do processo produtivo.

A ferramenta funcionaria da seguinte forma, explicou o parlamentar: um grupo de produtores faz um fundo e avalizam-se entre si. Em seguida, o grupo é avalizado pelos bancos e indústrias credoras e pelo Tesouro Nacional. "O produtor que está fora do processo, mas tem grande capacidade produtiva pode voltar a acessar o sistema de financiamento normal. À medida que ele adere ao fundo, vai ter direito de novo ao crédito do qual estava afastado há bastante tempo", explicou o parlamentar.

Alceu Moreira defendeu a ideia, dizendo que ela cria solidariedade entre os produtores e os aproxima mais do mercado. E acrescentou que pode ser estabelecida uma modalidade especial de financiamento para o produtor que aderir ao Fundo de Aval Cruzado, seja do Banco do Brasil, seja do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O deputado ponderou, entretanto, que é condição importante para a sobrevivência do sistema a garantia de renda do produtor.

"Tem que ter renda. O fato de estar no aval cruzado não diminui o custo de produção do arroz. Vai baixar os juros que ele está pagando, Em um conjunto de produtores, eles se ajudam entre si e baixa o custo de produção, mas não é suficiente", afirmou o parlamentar.

Seguro Rural

A reunião da Frente Parlamentar Agropecuária teve a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Entre os assuntos da pauta, de acordo com Alceu Moreira, estava o Plano Agrícola e Pecuário para o ciclo 2019/2020. Em conversa com jornalistas, o presidente do colegiado destacou a intenção do governo de disponibilizar cerca de R$ 1 bilhão para o programa de subvenção ao seguro rural, pelo qual o governo custeia parte das apólices.

Na visão do deputado, ampliar o acesso ao seguro rural é importante para tornar mais barato o acesso ao crédito pelo produtor rural. Ele explica que, se a base coberta pelo seguro for mais ampla, muda a percepção de risco da produção e os juros bancários tendem a cair.

"Se aumentarmos o seguro para R$ 1 bilhão, aumenta enormemente o lastro, mas, mais do que isso, precisamos criar uma cultura de que seguro agrícola faz parte da estrutura de custos da lavoura. É investimento. Se todos constituírem um seguro junto com o seguro público, nós teremos condição de assegurar 80% a 90% da lavoura", afirmou.