Publicado em 10/04/2019 11h43

Descoberta bactéria capaz de degradar o plástico

"Os resultados revelaram mudanças na estrutura física e na composição química dos filmes"
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Uma equipe de pesquisadores filipinos descobriu uma bactéria capaz de "comer" plástico, o que abre caminho para possíveis soluções para o problema global da poluição. De acordo com os biólogos da Universidade das Filipinas, foram encontradas quatro estirpes de bactérias que são capazes de biodegradar o polietileno de baixa densidade (LDPE), que é utilizado em bolsas de plástico, embalagens ou invólucros de sabão. 

O estudo indicou que esta descoberta pode abrir as portas para novas soluções para reduzir os resíduos sólidos que se acumulam em ambientes naturais. Um relatório recente publicado pelo movimento "Livre de plástico", integrando organizações ambientalistas como o Greenpeace, ou Zero Waste GAIA revelou que 80% dos 8.300 milhões de toneladas de plástico produzido desde 1950 ainda permanece no meio ambiente. 

A investigação revelou que algumas cepas bacterianas coletadas nas fendas das rochas da nascente de Poon Bato, na província de Zambales, são capazes de degradar o PEBD, cuja decomposição é extremamente difícil em condições normais. O estudo mostrou como quatro das nove bactérias que foram isoladas reduziram significativamente o LDPE, plástico da família de polímeros de olefinas, durante o período de incubação de 90 dias. 

Depois de "comer" o plástico, as bactérias produzem subprodutos inofensivos ao meio ambiente, segundo os pesquisadores. "Os resultados revelaram mudanças na estrutura física e na composição química dos filmes plásticos, (...) além da evidente diminuição no peso dos filmes", afirmou em nota o gabinete do vice-presidente de assuntos acadêmicos da Universidade das Filipinas.