Publicado em 08/01/2015 13h09

Para aprimorar gestão das propriedades rurais, programa do Senar/MS oferecerá 69 novas turmas

Um convênio formalizado entre o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Funar - Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural e Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, viabilizou a realização do programa NCR - Negócio Certo Rural. O objetivo é levar aos produtores e trabalhadores rurais ferramentas de gestão das propriedades, contribuindo no aprimoramento das atividades e alavancando os negócios rurais.
Por: Famasul

Em 2013, o curso atendeu 13 municípios de Mato Grosso do Sul e alcançou 706 participantes, enquanto que no ano passado o número subiu para 22 municípios e 711 concluintes. Para 2015 está programada a criação de 69 turmas com expectativa de atender 1.100 produtores rurais.

A coordenadora educacional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida ressalta que o apoio dos Sindicatos Rurais é essencial para divulgação do NCR entre os produtores. “Muitos produtores rurais necessitam de orientação para administração de suas propriedades e o NCR foi criado para atender esta demanda. Além disso, oferece aos jovens, condições de trabalhar no meio rural e permanecer junto com a família”, ressaltou.

A produtora rural Maria de Lourdes da Silva, proprietária do sítio Emanuelle, em Itaquirai trabalha com plantio de tomate e participou do NCR em junho do ano passado. Ela conta que nunca se preocupou em fazer um acompanhamento real das despesas e aprendeu que não pode fazer o controle somente de cabeça. “Eu sempre ajudei meu esposo nas atividades da propriedade, mas nunca parei para pensar o quanto é importante colocar no papel todos os gastos, receitas, quantas pessoas fazem parte do processo produtivo. Agora temos outra visão de como produzir, administrar e principalmente comercializar nossa produção”, ressaltou.

Depois de finalizar o curso, a produtora foi orientada a desenvolver com frequência, planilhas de controles e sempre fazer o planejamento antes de qualquer investimento, buscar informações atualizadas no mercado consumidor e sobre os preços praticados. Na ocasião da consultoria feita pelo Senar/MS, dona Lourdes recebeu a indicação para participar do curso de Plantio e Manejo Báscio de Hortas e Plantio e Manejo Básico de Culturas Específicas.

Sobre a capacitação - O NCR atua orientando e realizando o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor com o mercado. Com duração de 46 horas, a capacitação é gratuita e focada no planejamento e administração de pequenos negócios.

Ao final do curso, o participante terá direito a receber duas visitas de consultoria, a fim de receber orientações sobre ajustes na planilha de controle das atividades, bem como para elaborar um plano de negócio para a propriedade rural.

Serviço – O início dos encontros está programado para começar em março, com data a ser definida e os interessados em participar do NCR podem solicitar maiores informações no Senar, pelo telefone (67) 3320-9700 ou no Sindicato Rural de sua região.