Publicado em 07/01/2015 16h45

Culturas do Cinturão Verde são boas oportunidades para a agricultura familiar

As variedades rústicas possuem ciclo rápido e se adaptam bem no Brasil inteiro
Por: Attualle

ag

Cultivadas principalmente em pequenas áreas de terra ao redor das cidades, as culturas do Cinturão Verde são importantes geradoras de renda para os produtores da agricultura familiar. O baixo custo de produção e o aumento da procura por essas hortaliças têm apresentado boas oportunidades para o produtor. 

“Variedades rústicas, como agrião e rúcula, que se adaptam bem no Brasil inteiro e possuem ciclo relativamente rápido, apresentam grande potencial de crescimento no mercado. O consumo de agrião e principalmente de rúcula no Brasil tende a crescer a uma taxa de pelo menos 10% ao ano”, explica o Especialista em Culturas do Cinturão Verde, Ricardo Ziani.

Para atender as necessidades do mercado, a Topseed Premium, linha de sementes profissionais de alta tecnologia da Agristar do Brasil, lançou este ano, durante a 21ª Hortitec, as variedades Rúcula Roka e Agrião H100. “São produtos diferenciados pela pós-colheita que apresentam, beneficiando a todos da cadeia produtiva, inclusive o consumidor final, que receberá um produto com bom aspecto”, afirma Ziani.

Segundo ele, as variedades têm como principais vantagens a coloração verde intenso e folhas largas e tenras, benefícios que conferem maior pós-colheita aos produtos, que demoram mais para amarelar.

 

Cultivo

“O agrião do seco H100 normalmente é plantado em hidroponia, pois se cultivado em canteiro convencional fica muito ardido, devido à característica genética de todos os agriões do seco. Já a rúcula Roka, possui boa adaptação tanto em cultivo hidropônico como em campo aberto, podendo ser cultivada de Norte a Sul sem nenhum problema”, explica o especialista.

 

Recursos e manejo

Como não existem defensivos registrados para as culturas de rúcula e agrião no país, os produtores buscam alternativas para o controle de doenças e pragas como extrato de neem, extrato de rotenona, óleo pirolenhoso, dióxido de cloro e produtos biológicos, como trichoderma. 

 

Doenças e polos de produção

Por serem rústicas, as variedades apresentam poucos problemas com doenças. Porém, as principais enfermidades que acometem essas culturas são a ferrugem branca (Albugo Candida), Míldio (Peronospora parasitica) e pragas, como a mosca Fungus Gnats e Tripes. 

Os principais polos de produção de rúcula e agrião no Brasil são os Cinturões Verdes de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e região serrana do Rio de Janeiro.

 

Benefícios à saúde

A rúcula é rica em Vitamina C, cálcio e ferro, enquanto o agrião é rico em vitamina A, C e B6. Ambos contêm poucas calorias e muita fibra.