Publicado em 07/01/2015 08h41

Casos de ferrugem asiática estão menores no Brasil em relação à safra anterior

O volume de casos confirmados da ferrugem asiática na safra 2014/2015 está menor que o constatado no ciclo 2013/2014, até janeiro.
Por: Cenário MT

asiatica

O atraso no plantio devido à seca pode ser um dos fatores para a baixa incidência até o momento, somada ao manejo realizado pelos produtores. Levantamento do Consórcio Antiferrugem revela que no Brasil chegam a 105 focos confirmados, dos quais 24 estão em Mato Grosso. O Paraná é o Estado com o maior número de confirmações somando 27 e o Rio Grande do Sul o terceiro com 21. Na safra 2013/2014 o Brasil, até janeiro, tinha 277 casos confirmados, sendo 26 em Mato Grosso.


Em janeiro apenas um caso foi confirmado em Mato Grosso. No mês de dezembro haviam sido sete, em novembro oito, três em outubro e cinco em setembro.


Dos 24 focos constatados no Estado 11 foram confirmados no estádio R5 da planta, ou seja, na fase inicial da formação de grãos de soja. Além disso, um caso no estádio R7 da planta (maturação do grão), constatado em uma lavoura de Campo Verde, também foi confirmado.


Mato Grosso possui casos de ferrugem asiática em Campo Verde, Tangará da Serra, Ipiranga do Norte, Sorriso, Poxoréo, Campo Novo dos Parecis, Primavera do Leste, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Tapurah, Alto Araguaia, Alto Taquari, Feliz Natal e Sapezal.