Publicado em 19/02/2019 10h48

Soja cai nos portos e sobe no interior

Pesou necessidade de cobertura no mercado futuro das operações feitas no mercado físico
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a segunda-feira (18.02) com preços médios da soja caindo 0,06% - mesmo em um dia no qual o dólar subiu 0,77% e os prêmios permanecerem relativamente elevados. Com isto o preço médio nos portos sobre rodas ficou em R$ 77,78/saca e o ganho do mês caiu para 0,91%.

De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, o fator que mais pesou é a absoluta necessidade de cobertura no mercado futuro das operações feitas no mercado físico. “Poucas pessoas se dão conta de que por trás da trading nem sempre (ou quase nunca) está um comprador físico de imediato”, explica o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco.

“As operações de compra de soja feitas no mercado físico brasileiro são, normalmente, em praticamente 100% dos casos, lastreadas por coberturas nos mercados futuros para os meses à frente, motivo pelo qual as operações são feitas somente durante a sessão de Chicago. Como ontem não houve mercado futuro em Chicago (feriado do Dia dos Presidentes), não foi possível fazer esta cobertura. Sem isso, as tradings já se preveniram de uma possível queda nesta terça-feira, colocando preços mais baixos”, completa Pacheco. 

Já no mercado interno as razões foram outras e o resultado também: alta de 0,37%. “Isto porque os fatores que regem este mercado são a demanda por farelo de soja (que está tendo um leve crescimento nestas duas últimas semanas) e do óleo de soja (que também aumenta a demanda com a vinda do frio e da volta às aulas). O preço médio ficou em R$ 72,89/saca e o ganho do mês ficou em 0,89%”, conclui.