Publicidade
Publicado em 14/02/2019 12h45

Bangladesh: Arroz dourado será lançado em breve

"O arroz dourado é mais importante do que as outras variedades de arroz"
Por: Leonardo Gottems - Agrolink

O ministro da Agricultura de Bangladesh, Dr. Abdur Razzak, disse que uma nova variedade de arroz, o “Golden Rice”, útil para combater a deficiência de vitamina A, será liberada em breve no país. Ele apresentou a informação depois de uma reunião com membros do Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI) na quinta-feira (14.02). 

De acordo com ele, essa variedade pode solucionar um problema muito grave que afeta o país, que é o baixo nivel de nutrição. Além disso, o ministro afirmou também que esse cultivo pode acelerar a produção agrícola de Bangladesh. 

"O arroz dourado é mais importante do que as outras variedades de arroz, já que será útil combater a deficiência de vitamina A. A variedade de arroz já tem folga nos EUA, Canadá e Austrália. Um comitê do Ministério do Meio Ambiente dará a autorização para a produção do arroz dourado. Poderemos iniciar o cultivo do arroz em Bangladesh dentro de dois ou três meses após a liberação do Ministério", comenta. 

As diferentes variedades de arroz agora disponíveis no mercado contêm baixa quantidade de vitamina e essa nova variedade ajudará a suprir a necessidade de vitamina A. “A quantidade de vitamina A é muito baixa no arroz que está sendo consumido pelas pessoas no país”, indicou Razzak. 

“A maioria das pessoas do nosso país vive com arroz. Também não comem verduras suficientes, porque a demanda de vitamina A permanece incompleta na maior parte. Quando o arroz dourado for produzido, a demanda de vitamina A será satisfeita. Além disso, também será mais fácil cultivar arroz dourado nas áreas costeiras, combatendo a condição de salinidade”, conclui. 

Publicidade