Publicado em 12/02/2019 22h18

Bolsonaro comemora aumento de imposto de importação de leite da União Europeia; taxa vai a 42,8%

Brasil vai passar a considerar a soma da antiga taxa antidumping – de 14,8% para o leite da União Europeia – mais 28% da taxa anual de importação.
Por: Jovem Pan | *Com informações do Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro comemorou nesta terça-feira (11) a decisão do governo de aumentar o imposto de importação de leite em pó da União Europeia, compensando o fim da taxa antidumping que era adotada pelo Brasil até 6 de fevereiro.

As medidas antidumping servem para impedir que produtos sejam comercializados com preço abaixo do valor de mercado. Líder da bancada ruralista da Câmara dos Deputados, Alceu Moreira (MDB-RS) disse que decreto deve ser publicado até quinta (14).

De acordo com o parlamentar, o Brasil vai passar a considerar a soma da antiga taxa antidumping – de 14,8% para o leite da União Europeia – mais 28% da taxa anual de importação. Na soma, o novo imposto de importação diária passará a ser 42,8%.

Após o anúncio, Bolsonaro se manifestou no Twitter. “Comunico aos produtores de leite que o governo manteve o nível de competitividade do produto com outros países. Todos ganharam, em especial, os consumidores do Brasil.”

O presidente destacou que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, esteve “à frente” desse projeto. Na semana passada, a taxa antidumping chegou a ser derrubada, mas a medida não foi bem vista pela bancada ruralista e governo voltou atrás.

DzOKaTSWoAUkNRL