Publicado em 29/11/2018 18h08

Brasil pode ser maior concorrente dos EUA até 2040

“O Brasil tem capacidade produtiva significativa em muitas commodities comercializadas em todo o mundo"
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Um relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), indicou que pesquisadores da Texas A & M University, juntamente com a economista agrícola do USDA Constanza Valdes, publicaram um estudo afirmando que o Brasil tem potencial produtivo para se equiparar aos próprios EUA até 2040. De acordo com o USDA, o Brasil tem uma grande capacidade de produção em commodities importantes a nível global. 

“O Brasil tem capacidade produtiva significativa em muitas commodities comercializadas em todo o mundo, incluindo soja, milho, algodão, carne bovina, carne de frango e suco de laranja. O Brasil é um concorrente extremamente feroz para os Estados Unidos nos mercados mundiais de soja, carne bovina e carne de aves e, em menor escala, de arroz e algodão”, diz o texto. 

Segundo o relatório, o principal entrave que vem impedindo um desenvolvimento mais acelerado do setor agrícola brasileiro, em relação aos Estados Unidos e ao comércio exterior, é a falta de infraestrutura. Nesse cenário, eles explicam que o setor privado está tentando se movimentar, mas o poder público não investiu o necessário nessa questão, como hidrovias e portos. 

“Muitos no Brasil, incluindo coalizões do setor privado, estão trabalhando para melhorar sua infraestrutura para o transporte mais eficiente de produtos dentro do país e para os portos. Além disso, muitos portos, particularmente no norte do Brasil, estão sendo atualizados com investimentos privados para lidar com o aumento do comércio. As reformas tributária, trabalhista, do seguro agrícola e das regulamentações ambientais podem liberar toda a sua capacidade competitiva”, indica o Departamento.