Publicado em 28/11/2018 10h10

Técnicos e estudantes foram capacitados em silvicultura em São Francisco de Assis

Técnicos da Emater/RS-Ascar de oito escritórios municipais da região administrativa de Santa Maria
Por: Emater

Técnicos da Emater/RS-Ascar de oito escritórios municipais da região administrativa de Santa Maria, juntamente com 21 alunos do curso de Agronomia do Instituto Federal Farroupilha Campus de São Vicente do Sul (IFFar), foram capacitados na atividade de silvicultura, por meio da metodologia do Dia de Campo, ocorrido na última terça-feira (20/11), em São Francisco de Assis, no Vale do Jaguari. No turno da manhã, a atividade foi desenvolvida na propriedade rural de Alessandro Carneiro Vidal, da localidade de Cinamomo, no interior do município. À tarde, a capacitação continuou na propriedade da família de Paulo César Pereira Pinto, na localidade de Santa Rosa.

 

A capacitação foi ministrada pelos extensionistas municipais Rafael da Silva de Vargas e Fernando da Silva Romeu, pelo supervisor do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro florestal Gilmar Deponti, pelo professor do IFFar, Cleudson José Michelon, e pelos produtores Alessandro Vidal e Paulo Pereira Pinto. Na ocasião, alunos e instrutores aprofundaram conhecimentos sobre solos, pastagens e controle de pragas, e também sobre as práticas associadas para a recuperação de áreas em processo avançado de degradação de solo, com formação de voçorocas e erosão laminar. 

 

Na área do produtor Alessandro Vidal foram examinados mais especificamente o controle de formigas, construção de terraços, preparo mínimo do solo, preparo do solo em nível, plantio direto de pastagem, implantação de mudas de árvores, manejo de gramíneas forrageiras perenes e anuais, planejamento do manejo arbóreo e do pasto com a utilização de técnicas de desrama, desbaste e pastoreio rotativo. Já na área do produtor Paulo Pereira Pinto, foram abordados os assuntos da degradação de solos, preparo mínimo do solo, plantio em nível, comportamento animal em áreas de sistema silvipastoril, opções de espaçamentos, manejo do sistema e utilização de material genético melhorado para facilitar a seleção de árvores visando a produção de madeira de alto valor agregado.

- Com esta ação se completa a estratégia traçada no início do ano pelo Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria para capacitar pelo menos um técnico de cada um dos 35 municípios da região na atividade de silvicultura, uma vez que em diversas outras atividades estes técnicos já participaram de capacitações oferecidas pelos assistentes técnicos regionais nos últimos anos. Todo este esforço para oferecer capacitação para os técnicos tem como principal objetivo a qualificação do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATERS) oferecido para as quase 16 mil famílias assistidas neste ano nos municípios abrangidos pela região -, declarou o supervisor microrregional, Gilmar Deponti.