Publicado em 21/11/2018 09h36

GIRO AGRONEGÓCIO

Mauricio Picazo Galhardo
Por: Mauricio Picazo Galhardo, com Informações de Assessoria

AGCARTO
 
 SECRETARIA. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo completou, no dia 11 de novembro, 127 anos de sua criação. A data remete à publicação da Lei n° 15, publicada na referida data em 1891, na qual o Governo do Estado orçou a receita e despesas de quatro secretarias de Estado para o ano seguinte. Entre elas, a Secretaria de Agricultura, Commercio e Obras Públicas, organizada pelo Decreto n° 28, de 1º de março de 1892 e regulamentada pelo Decreto n° 58, de 2 de maio de 1892.
 
 GASTRONOMIA. A cozinha que emociona também pode ser recheada de descobertas científicas. É o que propõs a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), ao participar do evento Mesa São Paulo, de 9 a 11 de novembro de 2018, no Memorial da América Latina, em São Paulo, capital. O evento organizado pela revista Prazeres da Mesa e que teve a temática “Cozinha que emociona”, reuniu os maiores especialistas da gastronomia mundial.
 
 SEMINÁRIO. Na próxima semana, nos dias 28 e 29, Brasília sediará o Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O objetivo do evento, realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é encontrar maneiras de reduzir a perda de grãos no período pós-colheita. 
 
 ARÁBIA. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu na segunda-feira (19) comunicado de que as autoridades sauditas aprovaram o modelo de Certificado Sanitário Internacional (CSI) para a exportação de produtos apícolas (mel, propólis, cera). “É mais um mercado aberto para o Brasil, que auxilia na diversificação da pauta de produtos e na ampliação da participação do país no agronegócio internacional”, afirmou o ministro Blairo Maggi.
 
 MÉXICO. O Ministério da Agricultura, recebeu comunicado nessa semana sobre a habilitação de 26 novos estabelecimentos para exportação de carne de aves ao México. As habilitações foram resultado de missão de auditoria efetuada por autoridades mexicanas, em agosto de 2018. Essa medida representa aumento de 130% no número de plantas brasileiras agora aptas a exportar carne de aves àquele destino, que chega ao total de 46.
 
 NORMAS. Todos os produtos hortícolas comercializados no país, quer seja no varejo ou atacado, terão de seguir os requisitos mínimos de qualidade e identidade definidos pelo Ministério da Agricultura, por meio da Instrução Normativa nº 69, publicada dia (16). De acordo com a medida, os produtos terão que estar inteiros, limpos, firmes, isentos de pragas visíveis a olho nu, livres de odores estranhos, sem podridões ou danos profundos. Também não poderão estar excessivamente maduros ou passados, ou estar congelados, murchos nem desidratados.
 
 AGRO+. O Comitê Gestor do Selo Agro+ Integridade 2018 homologou 10 empresas premiadas, que assinarão o Pacto pela integridade, ética e sustentabilidade e de uso adequado do Selo, durante o ano de uso da marca, nos seus produtos, sites comerciais, propagandas e publicações. A decisão ocorreu em reunião realizada no último dia 18. Mais de mil empresas participaram da primeira etapa de seleção e apenas 23 conseguiram apresentar toda a documentação exigida pelas normas do Selo Agro+ Integridade.
 
 MINISTÉRIO. O atual ministro Agricultura, Blairo Maggi, e a futura ministra, deputada Tereza Cristina, se reuniram durante 1h30, na manhã do dia (14), para tratar da transição. Ficou acertado que, a ministra e alguns assessores terão acesso às instalações físicas do Mapa e acompanharão de perto a rotina da pasta. “As portas do ministério estarão abertas a ela e toda sua equipe”, afirmou Maggi após a reunião.
 
 DECLARAÇÃO. O Brasil assinou no início de novembro, em Genebra, a Declaração Internacional sobre Aplicações Agrícolas de Biotecnologia de Precisão. A declaração foi apresentada ao Comitê de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (WTO-SPS, sigla em inglês) pela Argentina, com o copatrocínio da Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Paraguai, República Dominicana e Uruguai. 
 
 (Texto(s): Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, APTA, Mapa)