Publicidade
Publicado em 31/10/2018 10h35

Tomates de alto padrão: saiba como é possível produzir frutos com qualidade acima da média

Aplicação de ferramentas biotecnológicas a partir do florescimento resultam em produto com tamanho e peso ideais para comercialização
Por: Assessoria de Imprensa Alltech Crop Science

Alcançar tomates com tamanho e peso ideais, na maioria do pomar, é possível e resulta em rentabilidade. Estudo realizado pela Alltech Crop Science, em Guaraciba do Norte (CE), constatou melhoria na qualidade e padronização de frutos com a aplicação de produtos à base de extratos vegetais, minerais e aminoácidos, a partir do florescimento. Em mais da metade do cultivo, os frutos apresentaram padrão elevado de tamanho, com diâmetro médio entre 71 e 80mm. Na área sem o uso das ferramentas, o percentual foi de 26% de frutos com este alto padrão.

 

O engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da empresa, explica que as soluções utilizadas na pesquisa atuam na redução dos estresses, favorecendo o equilíbrio fisiológico do vegetal. “O conjunto de nutrientes e compostos orgânicos promove o balanceado hormonal da planta. Além disso, estimula as fases fisiológicas pelas quais o tomate está passando no momento”, ressalta.

 

Outro resultado importante apresentado no estudo foi a melhoria no enchimento dos frutos. O tomate teve um incremento de aproximadamente 6% no peso médio, atingindo o valor de 196,1 gramas. Segundo Revoredo, estes índices são reflexo também da ação de elementos como enxofre, cobre e manganês presentes na composição das soluções. “São nutrientes importantes para a fase reprodutiva da cultura”, explica.

 

O gerente destaca ainda a necessidade de atenção especial do produtor após o desenvolvimento inicial do tomate, pois as etapas do processo produtivo desta cultura passam a ocorrer simultaneamente, ou seja, enquanto a planta está emitindo flores, ocorre também o pegamento dos frutos.

 

Essa complexidade do ciclo de produção exige cuidados com o equilíbrio fisiológico e hormonal do vegetal a partir do florescimento, para que a plantação atinja resultados satisfatórios na colheita, como peso e tamanho ideais. “Se essa planta está equilibrada, acontecerá melhor pegamento e número de frutos, além de melhorar o direcionamento da sua reserva de forma mais uniforme, possibilitando que a mesma penca tenha frutos de tamanho mais igualado”, finaliza.

 

Tomateiro bem nutrido

 

Para estimular naturalmente o pegamento, a padronização e o crescimento em plantações de tomate, a Alltech Crop Science oferece, em seu portfólio, o Crop-Set. O conjunto de extratos vegetais, aplicado via foliar, otimiza a uniformidade das culturas, estimula e regula o fluxo da seiva na planta e ainda, reduz o estresse, aumentando os caracteres produtivos.