Publicado em 02/10/2018 18h21

Vacinação aumenta lucratividade no processo reprodutivo

Prevenir doenças e vacinar no momento certo, faz com que o produtor aumente sua lucratividade da estação de monta.
Por: Assessoria de imprensa

Trabalhar com Reprodução de bovinos, exige muita atenção.  Proteger os animais contra Brucelose, Leptospirose, IBR e BVD já não é suficiente. Outras doenças emergentes como a Campilobacteriose e a Haemophilose, reduzem significativamente os índices de natalidade do rebanho e a lucratividade do fazendeiro.

A Campilobacteiose e a Haemophilose, são bactérias que estão presentes no sistema Urogenital de fêmeas e machos, e que num processo de estresse, podem causar uma endometrite, ou seja, inflamação na parede uterina das vacas que impede o desenvolvimento adequado do óvulo, causando a chamada repetição de cio ou em processos avançados de gestação, o aborto. Essa repetição do cio, muitas vezes pode causar a  falsa impressão no fazendeiro que o programa de IATF (Inseminação em Tempo Fixo) não está funcionando.

Para evitar esse tipo de prejuízo e ter um processo reprodutivo seguro, é importante que o produtor previna-se e vacine seu rebanho, já que pode ter perdas significativas durante a gestação e 48h após o nascimento do bezerro.

“Engana-se quem pensa que vacinar só novilhas resolve o problema, a proteção deve se estender aos bezerros também”, explica Antonio Carlos Cabistani, veterinário e proprietário da C.O.R.T Genética Brasil.

Isso porque, o IBR também conhecido como HVB-1 ou Herpesvírus Bovino tipo 1, após contaminar os bezerros não vacinados, vai carregar o vírus por toda a vida e, num processo de estresse, pode liberar o vírus no ambiente, contaminar outros animais e aumentar o desafio do ambiente, assim como acontece com o herpesvírus em humanos.

Hoje a melhor forma de prevenção é a vacinação do rebanho, e o mercado conta com a Providean Repro 12, uma vacina polivalente, inativada, que além da tradicional proteção contra IBR, BVD e 7 Leptospiras, já protege contra a Campilobacteriose e a Haemophilose. “Esse produto tem uma resposta rápida, imunização para diversas doenças e do ponto de vista de formação de sistema imunológico, é muito potente”, comenta Bibiana Carneiro, Médica Veterinária e Gerente Geral da Tecnovax do Brasil.

A Providean Repro 12, possui 12 antígenos virais e bacterianos inativados, provenientes de cepas isoladas a campo e o adjuvante Pilatus GHA500® de base aquosa que o difere dos demais, porque permite adsorção de 3 vezes mais antígenos que os outros.  É inativada, por isso pode ser indicada para bovinos de todas as idades, inclusive vacas prenhes.    

“Existem vários estudos no Brasil e no exterior, que as fazendas que nunca utilizaram vacinas reprodutivas, quando passam a vacinar o rebanho, tem um incremento de 4.5% a 5.5% a mais de bezerros já no ano seguinte. Em um rebanho de 100 vacas, são 5 bezerros a mais. Por isso, se o fazendeiro quer aumentar sua lucratividade, a prevenção a doenças é o caminho mais seguro e certo”, finaliza Bibiana.