Publicado em 26/09/2018 17h14

Imposto sobre ingredientes ativos de 60% dos inseticidas é zerado

Segundo ministro, um dos objetivos da medida é reduzir os custos de produção
Por: Estadão Conteúdo

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, relatou nesta terça-feira (25/9) que o Comitê Executivo de Gestão da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (Gecex) aprovou a redução de 8% para zero por cento da alíquota de importação de dez ingredientes ativos utilizados na formulação de inseticidas aplicados em lavouras do país. Os produtos são bendiocarbe, bifentrina, clorfenapir, ciflutrina, deltametrina, etofenprox, fenitrotion, lambda-cialotrina, malathion, pirimfós-metila ou propoxur.

"Esses ingredientes ativos representam cerca de 60% dos inseticidas utilizados no país e são utilizados em cultivos como soja, milho, arroz, amendoim, batata, cana-de-açúcar, cebola, citros, feijão, girassol, palma forrageira, pastagens, pepino, sorgo, tomate e trigo", relatou o ministro.

Segundo ele, a decisão vale quando for publicada no Diário Oficial da União, o que deve demorar uma semana. "O ministério trabalha para reduzir os custos de produção, aumentar a renda do produtor e colocar mais produtos na mesa dos consumidores brasileiros e estrangeiros."