Publicado em 29/12/2014 16h58

Controle com inseticida biológico custa 30% menos

O custo do controle da Helicoverpa armigera com a utilização do vírus HZNPV custa 30% menos em relação aos químicos usuais. A constatação é feita por produtores rurais brasileiros que estão usando o inseticida biológico nesta temporada, ao contrário das diversas aplicações de defensivos feitos no último ano.
Por: Leonardo Gottems

helicoverpa

Muitos agricultores optaram por iniciar as pulverizações enquanto a lagarta ainda é pequena. “Todo mundo ficou armado aí, esperando, porque sabe que o estrago dela é muito forte”, lembra um sojicultor em Campo Verde, sudeste de MatoGrosso.

A cooperativa Cooperfibra tomou a decisão de reforçar o estoque do vírus HZNPV. “Nós da cooperativa comercializamos aí em torno de uns 1600 litros pra esta safra”, diz José Atílio Brustolin, gerente da associação sobre o produto autorizado emergencialmente pelo Ministério da Agricultura. 

O galão com cinco litros do produto biológico sai por US$ 645, ou 30% menos que os inseticidas mais utilizados no combate à Helicoverpa. “Ano passado, nós fizemos sete aplicações de inseticidas. Você vai conhecendo a praga e vai mudando as estratégias e é isso que vai ajudando no controle da lagarta”, diz outro produtor rural.