Publicado em 20/08/2018 18h47

Soja cai com realização de lucros em Chicago

Após os ganhos expressivos da véspera e a perspectiva de clima benéfico nos Estados Unidos
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na sexta-feira (17.08) perdas de 4,25 pontos no contrato de Novembro/18, fechando em US$ 8,9275 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com desvalorizações entre 4,00 e 4,25 pontos.

O mercado norte-americano da soja fechou a semana com perdas nos principais contratos futuros, com a tomada de lucros após os ganhos expressivos da véspera e a perspectiva de clima benéfico nos Estados Unidos, de acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica. Segundo fontes ouvidas pela Dow Jones Newswires, negociadores dos EUA e da China estão traçando um planejamento para que os diálogos comerciais que serão retomados na semana que vem culminem com uma solução.

A Consultoria AgResource destaca que o mercado da soja necessitaria de novidades concretas sobre a possibilidade de um acordo comercial EUA-China para manter as altas dos preços: “O fator oferta-abundante do grão estadunidense não tem mostrado um grande direcionador de tendência. Porém, tem servido de ‘âncora’ para qualquer tentativa de alta baseada em especulações políticas”. 

A ARC ressalta que o cenário favorável para o progresso da safra estadunidense não deve alterar no curto-prazo: “Em uma reta final de desenvolvimento da soja norteamericana, a grande maioria da área produtora se encontra com níveis adequados de umidade do solo, tanto quanto boas projeções climáticas para os próximos 5 dias. Entretanto, uma massa de ar quente de alta pressão volta a se formar sobre o centro do país, ao fim de agosto”.