Publicado em 26/12/2014 17h06

Escolas agrícolas são beneficiadas com equipamentos e minibibliotecas

No início de dezembro treze escolas agrícolas do Piauí receberam kits de irrigação, ferramentas e minibibliotecas da Embrapa. A iniciativa é parte das ações do projeto Terra de Gigantes, fruto de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Nazareno Fonteles (PT / PI), conduzida pelas Unidades da Embrapa Meio-Norte e Hortaliças.
Por: Eugênia Ribeiro / Embrapa Meio-Norte

article
Arquivo Embrapa - Entrega de material de irrigação em Escola Família Agrícola no interior do Piauí

O projeto tem como objetivo central o desenvolvimento de ações de educação e de estímulo ao consumo de alimentos saudáveis, além da melhoria da segurança alimentar e nutricional no Estado do Piauí. Visa também o aprendizado prático dos jovens de escolas agrícolas que terão oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre o cultivo de hortaliças e ainda aprender, na prática, as formas de cultivo e irrigação.

Cada escola recebeu a quantidade mínima de quatro kits de irrigação, sendo um para ser instalado na própria escola e outros três para serem entregues aos alunos com maior aptidão para as práticas agrícolas. As escolas agrícolas contempladas nesta ação foram as seguintes: agrotécnicas de José de Freitas, São Miguel do Tapuio, Cocal e Piripiri, além das Escolas Famílias agrícolas de Miguel Alves, Pedro II, São Pedro do Piauí, Teresina (Soinho e Baixão do Carlo) e também a de São João do Arraial e Colégio Técnico de Teresina (CTT).

De acordo com Marcos Jacob de Oliveira Almeida, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte, as minibibliotecas servirão como base de consulta para que os jovens tenham acesso a diversas tecnologias geradas pela Embrapa.

No estado do Piauí, o fortalecimento das escolas agrícolas vem ocorrendo desde 2010 por meio do desenvolvimento de ações prioritárias que contam com a parceria de diversas instituições, a exemplo da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), AEFAPI, Banco do Nordeste, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Santa Ângela e Fundação Dom Edilberto.

Mais informações sobre o tema

Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/