Publicado em 17/08/2018 11h30

Soja sobe forte com sinal de acordo entre China e EUA

"Manutenção desta tendência só será observada com evidências concretas"
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

O preço da soja na Bolsa de Cereais de Chicago registrou na quinta-feira (16.08) ganhos de 28,00 pontos no contrato de Novembro/18, fechando em US$ 8,97 por bushel. Os demais vencimentos em destaque da commodity na CBOT também fecharam a sessão com valorizações entre 27,75 e 28,25 pontos.

O mercado norte-americano da soja teve um dia de fortes ganhos nos principais contratos futuros, com a notícia de que representantes dos Estados Unidos e da China vão retomar discussões comerciais. De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, sinais de demanda pelo grão produzido nos EUA também impulsionaram os preços.

A Consultoria AgResource destaca que a esperança especulativa, frente às possibilidades de acordos comerciais entre EUA e China, volta a reger o mercado: “A soja liderou todo o movimento, uma vez que operadores poderiam apostar na quebra das barreiras mercantis (taxas de 25% na importação da soja-EUA, pelo consumidor chinês).” 

O movimento agressivo de alta nesta quinta-feira trouxe o sinal à especulação, o qual a ARC vem alertando há dias. “Qualquer inclinação mínima para um acordo político-comercial entre as principais nações econômicas do mundo hoje, traria o movimento positivo expressivo nos preços da soja. No entanto, a manutenção desta tendência só será observada com evidências concretas da possibilidade de um acordo firmado entre EUA e China. As exportações norte-americanas seguem em níveis medianos e insuficientes para atender as estimativas do USDA”, concluem os analistas.