Publicado em 23/12/2014 16h31

Oportunidades para estudantes de Engenharia Química e Biologia

Oito vagas estão abertas na Embrapa Agroenergia para estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Engenharia Química e Biologia.
Por: Embrapa

article

Eles vão atuar em projetos de pesquisa para obtenção de açúcares e materiais a partir de biomassa lignocelulósica, a serem empregados na produção de biocombustíveis e produtos de alto valor agregado.
As vagas são para atuação nos seguintes projetos: "Estudo de uso integral de biomassa lignocelulósica: pré-tratamentos, processos enzimáticos e termoquímicos" (liderado pelo professor Argimiro Resende Secchi), "Produção de gás combustível e pellets aditivados com lignina a partir de biomassa florestal" (liderado pelo pesquisador Rossano Gambetta) e "Estratégias genômicas e utilização de novas rotas tecnológicas para valoração de coprodutos no desenvolvimento do setor de dendê (Elaeis spp.) no Brasil – DendePalm" (liderado pelo pesquisador e chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Manoel Teixeira Souza Júnior). As bolsas para o primeiro são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); as demais, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  
Os bolsistas irão desenvolver suas atividades em Brasília/DF, na Embrapa Agrenergia e na Universidade de Brasília (UnB), exceto o de pós-doutorado, que também poderá trabalhar na COPPE/UFRJ, no Rio de Janeiro/RJ, orientado pelo professor Argimiro Resende Secchi.
Interessados devem enviar currículo até 20/01 para sgp-cnpae@embrapa.br, com o assunto "Bolsa – Engenharia Química / Biologia", especificando por qual vaga se interessou, conforme a descrição abaixo. A maior parte das vagas exige vinculação a programa de Pós-graduação específico da UnB. Para participar do processo seletivo de 2015, acesse este link para mestrado e este para doutorado.