Publicado em 10/10/2014 11h36

Estudos apontam dados positivos para o futuro da suinocultura através do sistema de Integração – Suinocultura, Lavoura, Pecuária e Floresta

O que antes podia ser um problema ambiental foi convertido em lucro para o produtor e inclusão social.
Por: Victor Currales

Texto e foto: Victor Currales

DSC_0542

A prefeitura municipal de São Gabriel do Oeste, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, EMBRAPA/PANTANAL e COOASGO, promoveu duas palestras na segunda-feira (06) no auditório da Prefeitura Municipal, para apresentação dos números e resultados práticos sobre a importância da Integração - Suinocultura - Lavoura - Pecuária - Floresta.

Empresários do setor, pesquisadores e poder público têm buscado a sustentabilidade ambiental e econômica uma das grandes preocupações de produtores e da atual administração municipal.

A Embrapa Pantanal e parceiros desenvolvem projetos ligados à sustentabilidade da suinocultura no município de São Gabriel do Oeste, junto a produtores de suínos da cidade localizada a 130 km da capital de Mato Grosso do Sul.

A suinocultura é a principal atividade econômica do município e os estudos consistem na diversificação do sistema de produção utilizando biofertilizante, produzido a partir da biodigestão de dejetos das granjas.

O que antes podia ser um problema ambiental foi convertido em lucro para o produtor e inclusão social. A prática vem aumentando ganhos de produtividade agropecuária com baixos custos energéticos e reduzido consumo de fertilizante mineral, seguindo as recomendações do Pisa-Produção Integrada de Sistemas Agropecuários.

Para o presidente da COOASGO-Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste, Jair Antonio Borgmann, desde 2008 a Cooasgo e a prefeitura vem buscando resultados na produção e sustentabilidade da suinocultura, e a partir dos dados obtidos neste sistema de integração suinocultura, lavoura, pecuária e floresta temos hoje números agronômicos que nos permitem avaliar corretamente dosagem de insumos para as lavouras cíclicas que temos aqui, outra questão que sempre foi preocupante para nós produtores é a questão ambiental já que a atividade é poluente. Mas para nossa surpresa os dados apresentados pelo estudo mostram que apesar do crescimento da atividade na suinocultura os níveis de concentração de nutrientes da fertirrigação no solo não passam em 20 cm, estágio onde também se concentra a maioria das raízes de pastagens que absorvem esses nutrientes o que nos dá a tranqüilidade de avançarmos mais com a atividade e pesquisas aqui no município, afirmou Jair Borgmann à reportagem.

A parceria que foi iniciada em 2008, ano do último governo de Adão Rolim retoma agora em 2013, com a celebração de um convênio em que a prefeitura entra novamente apoiando o projeto e segundo o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Leo Luis Grison, a idéia através da retomada da parceria entre a Prefeitura/Embrapa/Cooasgo é apoiar as ações de pesquisa que gerem informações técnicas ao produtor e colaborem no desenvolvimento de forma sustentável da suinocultura no município e região.

“São Gabriel do Oeste foi escolhido porque o município tem expandido a produção de carne suína e vem buscando soluções inteligentes para tornar sustentável a cadeia produtiva’, encerra Leo Grison.