Publicado em 10/10/2014 11h30

Conferência Nacional de Pós Colheita apresenta sistema de exaustão natural

Uma ferramenta que ajuda na qualidade dos grãos, da sua vida útil dentro do sistema de armazenagem e no aumento de renda do produtor e ou do armazenador” assinalou o professor Elias, da UFPel.
Por: Valeria Vilela com informações de Agropress

Pesquisadores da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus de Rio Verde, IF Goiano, concluíram recentemente, uma pesquisa cujo objetivo era avaliar os efeitos do uso de sistema de exaustão natural Cycloar, em silos e armazéns de grãos. Conforme explica o professor Dr Moacir Elias, diretor do Laboratório de Grãos, LabGrãos, da Universidade, o projeto que ele conduziu estava relacionado com o arroz e foi elaborado em conjunto com uma indústria. Já em Rio Verde, a análise foi feita utilizando milho, afirma o doutor em engenharia agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, Osvaldo Resende.

Conforme Resende, a aplicação desse sistema proporcionou benefícios ao produto armazenado, como a aeração natural, extraindo além do calor da massa de grãos, elementos como pó, gases e a umidade do ar presentes no ambiente de armazenamento. Também evitou a deterioração e a germinação indesejada do grão, inibindo a proliferação de pragas e insetos e aumentando a eficiência de inseticidas e fungicidas. Da mesma forma, impediu a compactação da camada superior dos grãos (topo dos silos), mantendo a uniformidade da temperatura da massa e facilitando a passagem do ar da aeração forçada. “Com isto economizou até 50% da energia elétrica por gerar uma equalização de temperaturas na massa de grãos, reduzindo a aeração e, consequentemente, a perda de massa”, disse o pesquisador.

Uma ferramenta  que ajuda na qualidade dos grãos, da sua vida útil dentro do sistema de armazenagem e no aumento de renda do produtor e ou do armazenador” assinalou o professor Elias, da UFPel.

Para o diretor da Bioar, distribuidora do Cycloar no Paraná e sul de São Paulo, Gilberto Sobczak, ter instalado este sistema na unidade de armazenagem é garantia de retorno financeiro. “Com certeza ele vai aumentar em até 7% a rentabilidade do que normalmente já se ganha com o grão, por conta de todos estes ganhos indiretos que foram apontados pela pesquisa”, assegura o executivo, lembrando que a tecnologia desenvolvida vai estar exposto na Conferência Nacional de Pós Colheita que está sendo realizada nos dias 14 a 16 de outubro de 2014, no Centro de Eventos Excellence, em Maringá (PR), pela Associação Brasileira de Pós-colheita (ABRAPOS) e pela cooperativa COCAMAR.