Publicado em 19/06/2018 16h56

Clima favorável vai melhorar rendimento do trigo

A expectativa é de o clima favorável em toda a América do Sul gere mais rendimentos
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A previsão do tempo para o trimestre junho, julho e agosto de 2018 na Região Sul do Brasil indica maior probabilidade de chuvas ocorrerem dentro da faixa normal climatológica, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Segundo o órgão, a distribuição de probabilidades vai variar entre 25% a 40%, dentro e abaixo da faixa normal climatológica. 

“Para os três estados do Sul, a probabilidade maior é de chuvas abaixo da faixa normal climatológica. Para este trimestre, as temperaturas são previstas dentro da normal climatológica em todo o País, com a alternância de períodos mais frios e mais quentes, característicos da estação de outono”, aponta o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência e Tecnologia. 

“Estas considerações são exatamente iguais às que já [havíamos adiantado] aqui em outra ocasião, do Instituto de Climatologia da Universidade de Colúmbia, que previu também clima favorável ao plantio de trigo na América do Sul neste inverno. Com, isto, é muito provável que haja rendimentos maiores do que os do ano passado, permitindo projeções de safras maiores, já que as áreas também foram maiores”, estima a T&F Consultoria Agroeconômica. 

LA NIÑA 

Ainda de acordo com o Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal, o fenômeno La Niña continua em declínio na região equatorial do Oceano Pacífico. O destaque é para o enfraquecimento dos ventos alísios e a diminuição da temperatura das águas superficiais anomalamente frias principalmente na parte central deste oceano.