Publicado em 19/06/2018 15h26

Seca deve afetar agricultura no Semiárido Brasileiro

A seca pode afetar cerca de 280 municípios nos próximos meses
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

Um levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (GTPCS/MCTIC) indica que a seca deve afetar a agricultura no Semiárido Brasileiro. Segundo o grupo, a situação dos reservatórios de água também preocupa. 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a seca que castigou a região do Semiárido de 2012 a 2017 foi a mais longa já registrada na história do Brasil. No entanto, para o Grupo de Estudos, essa situação está se atenuando em certas regiões,  porém, algumas projeções negativas para áreas específicas podem afetar cerca de 280 municípios nos próximos meses, principalmente na região da mata e no agreste, prejudicando severamente a agricultura.  

"Espera-se que ocorra uma atenuação do número de municípios afetados pela seca, em um cenário de chuvas 25% acima da média climatológica. Por outro lado, considerando um cenário de chuvas 25% abaixo do normal, o que é mais provável, em cerca de 280 municípios localizados na zona da mata e agreste, a produtividade agrícola poderá ser afetada, diz o relatório.  

A questão das reservas hídricas foi caracterizada pelo Grupo como sendo mais preocupante do que o setor agrícola, mesmo com o índice de chuva aumentando, a tendência é de que os níveis dos reservatórios permaneçam críticos no próximo semestre. "Levando-se em conta um cenário de chuvas dentro da média, considerando as demandas e extrações atuais, os reservatórios equivalentes da porção semiárida destes Estados permanecerão críticos até o final do trimestre JJA", finaliza.