Publicado em 18/06/2018 23h43

Seminário técnico aborda silagem de alto valor nutritivo em Ribeirão Preto

Evento realizado pela Sementes Biomatrix abordará a importância da dieta de alto desempenho na pecuária de leite e corte
Por: Agrolink

Com o objetivo de levar aos produtores e profissionais do setor informações sobre o mercado de carne e leite, além das melhores práticas nos processos de ensilagem, a Sementes Biomatrix, empresa do Grupo Agroceres, realizará o 6º Seminário de Silagem de Alta Qualidade, em Ribeirão Preto, nos dias 20 e 21 de junho. O evento tornou-se um dos mais tradicionais e de especialidade técnica na discussão sobre produção de silagens de alto valor nutritivo para bovinos.

Entre os temas de destaques do seminário estão a sanidade e a nutrição dos animais. Palestras de especialistas sobre gado de corte e leiteiro abordarão assuntos como qualidade nutricional, tratamento das enfermidades metabólicas, gerenciamento da pecuária de leite, mercado de leite, carne e milho no Brasil, tratamento industrial de sementes e silagem.

A principal novidade deste ano é a participação de grandes fazendas no evento, por meio de depoimentos de pecuaristas. O primeiro, no dia 20, será de Antonio Ricardo Sechis, proprietário do Recanto Vó Cidinha, produtor-criador e idealizador do conceito da marca Beef Passion, que falará sobre o uso de silagem na dieta dos animais criados na fazenda. No dia 21, será a vez de Roberto Hugo Jank Júnior, engenheiro agrônomo e diretor-presidente da Agrindus, que abordará estratégias de controles para um rebanho de produção intensiva de leite.

Segundo Sechis, a opção por uma dieta com base em silagem de alta qualidade faz parte de um processo evolutivo no trato do animal. “A silagem acrescentou benefícios à forma como lidamos com os nossos animais, pois acreditamos que o grande diferencial no resultado final, além do cuidado com o animal, é uma boa nutrição e genética. Quanto melhor a qualidade nutricional, melhor o perfil da composição de ácidos graxos do animal”, afirma.

Para o pecuarista, a maciez das fibras e a qualidade dos grãos provenientes da silagem resultam na melhor sanidade dos animais. Além disso, não há grãos inteiros nas fezes e, o mais importante, a silagem agrada ao paladar do animal e estimula o apetite do boi. Sechis aposta no mercado de carnes nobres e, para isso, faz a cria de 2 mil animais meio sangue nelore com angus australiano e também do cruzamento de angus com wagyu, comercializados no mercado interno sob a marca Beef Passion.      

A silagem de milho e a de sorgo são alternativas para alimentação dos animais, sobretudo, no período seco do ano, quando a disponibilidade de forragem de boa qualidade é escassa. Isso pode levar à redução do desempenho animal na produção de leite ou de carne. Nos sistemas intensivos de produção, torna-se quase obrigatório o seu uso, devido à necessidade de fornecer continuamente aos animais um volumoso de alto valor energético.

“Este ano, nosso foco está na sanidade e nutrição dos animais, assuntos importantes para os produtores leite, carne e outros profissionais do setor. A produção de silagem de alta qualidade é uma excelente estratégia para armazenamento de alimentos nas fazendas. Por meio das tecnologias disponíveis é possível obter um alimento conservado, de alta qualidade e concentração de energia, garantindo mais leite e carne por hectare”, explica Antonio Benedetti Junior, coordenador regional de Negócios da Sementes Biomatrix.

Produzir silagem é uma prática largamente utilizada no Brasil, aceita em todas as espécies animais (bovinos de corte e leite, ovinos e equinos), mas que necessita de total atenção aos detalhes, pois, na maioria das propriedades ocorrem perdas durante o processo de ensilagem.

Publicidade