Publicado em 09/10/2014 13h05

ANDEF disponibiliza gratuitamente guias de bolso sobre diversas pragas agrícolas

Os livretos podem ser acessados gratuitamente no portal: http://www.defesavegetal.net. Alguns exemplares da versão impressa dos QR-Livros estão disponíveis para distribuição na secretaria do programa de pós-graduação em entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Por: Tatiana Freitas

A ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) em parceria com a Agropec acaba de lançar o QR-Livro sobre 100 espécies de pragas que atacam culturas de frutas tropicais como abacaxi, banana, caju, coco, goiaba, mamão, manga, melancia, melão e uva. Anteriormente, já haviam sido lançadas duas edições: a primeira sobre tomate, pimentão, batata, pepino e cenoura, e a segunda edição sobre milho e sorgo. Os livretos podem ser acessados gratuitamente no portal: http://www.defesavegetal.net. Alguns exemplares da versão impressa dos QR-Livros estão disponíveis para distribuição na secretaria do programa de pós-graduação em entomologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV).  

Em cada página do guia de bolso tem um código QR que ao ser lido através de um aplicativo instalado num smartphone ou tablet conectado à internet, leva o usuário à ficha sobre o inseto, ácaro, fungo, vírus, procarionte, nematoide ou planta invasora. Os QR-Livros sobre milho e sorgo, hortaliças e frutas tropicais somam mais de 250 fichas de pragas com informações resumidas sobre biologia, formas de reconhecimento em campo e orientações gerais sobre manejo e ingredientes ativos registrados para controle da praga em cada cultura, segundo o Agrofit.

Além de ter acesso às informações no portal, os usuários podem colaborar enviando fichas sobre pragas e imagens originais ou sugerindo a revisão de conteúdo. O portal Defesa Vegetal foi lançado pela ANDEF, em maio deste ano, com o objetivo de promover o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas através do incentivo à adoção de boas práticas. 

Publicidade