Publicado em 26/04/2018 17h12

ABCZ e Embrapa assinam parceria e anunciam início da seleção genômica de zebuínos

Coleta de dados e incorporação das informações em programas de melhoramento vão acontecer ainda este ano
Por: Faeza Rezenda | ABCZ

Embrapa2

Às vésperas de mais uma ExpoZebu, um anúncio histórico para o melhoramento genético das raças zebuínas. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Embrapa assinaram ontem (24) um acordo de cooperação técnica para condução conjunta das avaliações genéticas genômicas nacionais dos zebuínos. A cerimônia aconteceu na sede da Embrapa, em Brasília.

“A seleção genômica foi uma bandeira desde o início da nossa gestão e temos nos movimentado muito neste sentido. Iniciar a Era Genômica com um trabalho unificado vai trazer um grande impacto para o mercado nacional e até mesmo internacional. Os criadores de zebu vão ter à disposição informações geradas por duas entidades que são referência”, comemorou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges.

Para o início efetivo da parceria, a ABCZ e a Embrapa contarão com apoio do governo federal para a genotipagem de milhares de animais que formarão a população de referência. A partir dessa população de referência será possível produzir DEPs genômicas que beneficiarão direta ou indiretamente todos os criadores. O grupo acredita que esta ação será capaz de mobilizar os criadores a investirem na genotipagem, uma vez que os benefícios só serão efetivos se os novos animais continuarem a ser genotipados e fenotipados. As amostras biológicas (pelos da vassoura da cauda) já começaram a ser colhidas e serão enviadas aos laboratórios para extração e leitura de DNA. A meta é incorporar as informações genômicas na avaliação genética nacional das raças zebuínas, que será conduzida pelas duas entidades, ainda este ano de 2018.

“Com o trabalho integrado de inteligência dos programas não haverá a publicação de provas genéticas divergentes para um mesmo animal. Além disso, a seleção genômica representa um grande avanço em termos de velocidade e precisão de melhoramento genético”, afirma o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian.

Os programas PMGZ (da ABCZ) e GenePlus (da Embrapa) seguem independentes mas as duas entidades já planejam outras ações conjuntas, como o lançamento de um único Sumário de Touros durante a ExpoGenética.

Henrique Ventura, Superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ, destaca que o impacto da parceria será significativo. “Os selecionadores e compradores de genética poderão tomar suas decisões lastreadas em avaliações genéticas produzidas por duas entidades representativas da pecuária nacional e que têm como missão contribuir para o aumento sustentável da produção de alimentos no Brasil e no mundo.”

O diretor da ABCZ Gil Pereira, o consultor da ABCZ, Marco Montenegro (da empresa Credite Soluções em Orçamento), Marcelo Ricardo de Toledo, superintendente técnico da Associação de Criadores de Zebu do Planalto (ACZP) e o assessor do deputado Arthur Lira José Wilson também acompanharam a assinatura do convênio. Representando a Embrapa, estiveram: o diretor Cleber Soares, e os pesquisadores Paulo Nobre, Ronney Robson, Luiz Otávio Campos Silva e Lucimara Chiar.