Publicado em 23/04/2018 17h28

Maio deverá ser um mês chuvoso

Diferente do mês de abril, maio será marcado pelo alto volume de chuva
Por: Aline Merladete | Agrolink

Diferente do mês de abril, maio será marcado pelo alto volume de chuva. O La Niña, apesar de cada vez mais fraco, ainda será percebido na atmosfera brasileira, mas o que chamará a atenção será o aumento da chuva e quedas mais frequentes de temperatura pela maior entrada de ondas de frio e frentes frias no centro e sul do país (Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul) e isto acontecerá pela sazonalidade .

No Norte e Nordeste, embora o acumulado total seja menor que o registrado em abril, ainda choverá mais que o normal entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, no Pará, Amapá, Amazonas e Acre.

Entre a chuva do centro e sul do Brasil e a chuva do Norte e Nordeste, há uma grande área onde a chuva será pouco significativa, casos de Minas Gerais, Goiás, leste de Mato Grosso, Tocantins e interior do Nordeste.

Conforme a Somar Metereologia, as ondas de frio avançarão com mais frequência pelo centro e sul do Brasil. Mas isto não implicará obrigatoriamente em temperaturas abaixo da média. Como as quedas acontecerão alternadamente com períodos de calor, na média, a temperatura ficará acima do histórico no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além da costa do Paraná e da Região Sudeste.

No interior do país, a temperatura ficará um pouco mais baixa que o normal, como em Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, incluindo-se Cuiabá, além do oeste do Paraná, de São Paulo e da Bahia, norte de Minas Gerais e sul do Piauí.

Publicidade