Publicidade
Publicado em 22/04/2018 19h23

Produção de trigo australiana se recupera

País da Oceania exporta trigo para Sudeste asiático
Por: Leonardo Gottems | Agrolink

A produção australiana de trigo deve chegar a 24 milhões de toneladas na temporada 2018/2019, segundo uma nova projeção do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O volume de colheita se daria através de uma superfície plantada de 12,2 milhões hectares. As chuvas no final da safra são melhores do que o esperado e as temperaturas são amenas nas principais regiões tritícolas do país da Oceania.  As chuvas melhoraram as condições do solo especialmente nos estados de Victoria e Queesland apesar de que mais chuva é necessária até o fim da janela de plantio no Leste da Austrália.

Na safra anterior, a safra australiana foi de 21,5 milhões de toneladas, o que é 31% abaixo dos 31,3 milhões de toneladas colhidos na safra 2016/2017. A produção de trigo da Austrália normalmente é destinada em 40% para exportação, enquanto grande proporção da colheita da Costa Leste é consumida domesticamente.

Os produtores australianos estão usando cada vez mais tecnologias como tratores autônomos, pulverizadores robóticos, monitoramento de drones e outros sistemas de controle via satélite. Apesar disso, o crescimento da produção se dá mais pelo aumento de área e não de produtividade.

O consumo interno de trigo é estimado em 7,3 milhões de toneladas para 2018/2019 em função da maior produção e da maior demanda por ração, que chegaria a 3,9 milhões de toneladas. Já as exportações estão previstas em 17 milhões de toneladas, o que estaria acima das 16,5 milhões de toneladas registradas no período prévio.

A Austrália é o terceiro maior exportador mundial de trigo, mas os exportadores desse país esperam mais competição dos países do Mar Negro. O principal mercado para os australianos é o Sudeste Asiático competindo contra Estados Unidos e Canadá. A Indonésia é o maior importador do cereal de inverno da Austrália.

Publicidade