Publicidade
Publicado em 19/04/2018 16h43

Senadores dos EUA pedem para revisar compra da National Beef pela Marfrig

Os legisladores relembram os problemas com a carne brasileira revelados pela Carne Fraca em 2017
Por: Estadão Conteúdo

marfrig
Sede da Marfrig (Foto: Marfrig/Divulgação)

Senadores do Comitê de Agricultura do Senado dos Estados Unidos pediram para revisar a compra da norte-americana National Beef pela brasileira Marfrig. Em uma carta, divulgada na terça-feira, 17, quatro senadores dos Estados Unidos pedem que a Comissão de Investimentos Estrangeiros dos Estados Unidos (CFIUS, na sigla em inglês) revise a proposta da aquisição.

"A luz das recentes aquisições de empresas de alimentos e agricultura dos EUA, como a Smithfield pela Shuanghui em 2013 e a aquisição da Syngenta pela ChemChina em 2016, tornou-se cada vez mais claro que o investimento estrangeiro crescente na agricultura dos EUA requer um processo de revisão minucioso para salvaguardar a economia americana", disseram na carta.

Os legisladores informam, ainda, que é primordial zelar pela segurança nacional e relatam que a proposta de aquisição "segue um escândalo de corrupção de 2017 no sistema brasileiro de segurança alimentar que revelou problemas inaceitáveis de segurança e qualidade com a carne bovina brasileira", afirmam citando indiretamente a Operação Carne Fraca.

Eles lembram que em junho do ano passado os Estados Unidos suspenderam a compra de carne bovina in natura do Brasil. Um dos motivos divulgados na época foi a presença de abscessos - caroços provocados pela má aplicação da vacina contra aftosa em bovinos.

No início deste mês, a Marfrig anunciou um acordo para a compra de 51% das ações da americana National Beef por US$ 969 milhões (cerca de R$ 3,3 bilhões), tornando-se o segundo maior frigorífico do mundo.

O primeiro movimento relevante de aquisição da companhia, ainda em fase de conclusão, após uma série de venda de ativos, deve ampliar em 35% os abates de bovinos do frigorífico, para um total de 35 mil cabeças por dia.

Publicidade