Publicado em 15/12/2014 15h30

Carne e 1.200 porcos são apreendidos em abatedouro clandestino em SP

Local não mantinha a mínima condição de higiene
Por: Estadão Conteúdo

porcos

Quase duas toneladas de carne e 1.200 porcos foram apreendidos pela Polícia Civil, na madrugada da última sexta-feira (12/12) em Parada de Taipas, na zona norte da cidade de São Paulo, durante operação realizadas em vários criadouros de um abatedouro clandestino. A operação, que contou com 15 equipes de policiais do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e de oito agentes da Secretaria de Agricultura, constatou que o local não mantinha a mínima condição de higiene. A carne encontrada era transportada em veículos sem refrigeração e portanto imprópria para o consumo, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

As investigações tiveram início após levantamento do DPPC de ocorrências que envolviam o comércio de carne de porco sem critérios sanitários adequados para o consumo em feiras, supermercados e até mesmo restaurantes. A partir daí, equipes da Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do próprio DPPC, identificaram o local em Parada de Taipas. Para conseguir dar o flagrante foram realizados vários sobrevoos de helicópteros para mapeamento do local. Também foram usadas viaturas descaracterizadas.

Na operação, quatro pessoas foram presas, sendo três feirantes, e encaminhadas ao DPPC. Todos foram indiciados por crime contra a saúde pública. Os abatedouros clandestinos, lembra a Secretaria de Segurança Pública, não possuem tecnologia específica para o manuseio, acondicionamento e transporte das carnes, o que torna esses locais vulneráveis à disseminação de doenças e degradação do meio ambiente, uma vez que os resíduos do abate são descartados de forma irregular.

Publicidade