Publicado em 15/12/2014 14h06

Nacional dos ovinos Dorper e White, em Salvador (BA), vai até domingo (7 de dezembro)

Criadores do Nordeste, Centro-Oeste e do Sudeste estão reunidos no Parque de Exposições de Salvador (BA), onde ocorre a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper.
Por: Pec Press

dorper

Cerca de 1.000 animais participam da mostra, dos quais 700 passaram foram inscritos no julgamento, que começou no dia 1 de dezembro. Dois leilões oficiais vão movimentar os negócios. A promoção da mostra, que ocorre simultaneamente a Fenagro, é da Associação Brasileira dos Criadores de Dorper (ABCDorper), de São Paulo (SP), em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), sediada em Salvador (BA).

Paulo Augusto Franzine, presidente da ABCDorper, argumenta que a exposição está ocorrendo em caráter especial, com o reconhecimento internacional de área livre de febre aftosa com vacinação para todo território nordestino. “É uma conquista que beneficiará a ovinocultura como um todo. Graças a essa decisão da OIE (Organização Internacional de Saúde Animal), tem criador participando pela primeira vez de uma pista como essa do nível da Nacional”, ressalta.

O Dorper e o White Dorper são mais conhecidos pela precocidade, rendimento de carcaça e qualidade de carne que agregam aos diferentes sistemas de cruzamento, mas também são rusticas, férteis e se adaptam perfeitamente a qualquer condição de clima. Possuem origem sul-africana e chegaram aqui há pouco mais de duas décadas. Muitos ovinocultores reconhecem que elas ajudaram na composição de um padrão de qualidade para a carne de cordeiro nacional, fazendo o consumo saltar na última década.

Dados da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO) indicam que volume de registros da raça Dorper, a mais expressiva, saltou de 33.634, em 2009, para quase 92 mil em 2014. O Estado de São Paulo é líder em volume de rebanho, com 22 mil exemplares, seguido pela Bahia, com quase 16 mil; e Pernambuco, com pouco mais de 12 mil. “O Dorper é, seguramente, a raça de  ovinos que mais cresce no Brasil”, garante Franzine.

Regina Valle, coordenadora técnica da ABCDorper, esclarece que praticamente não existe diferença entre o Dorper e o White Dorper. “O Dorper tem a cabeça preta, enquanto que o White Dorper, como sugere o nome, é todo Branco, devido à introdução de uma terceira raça em sua composição genética. Ambas apresentam os mesmos g-anhos de heterose quando cruzados com outras raças ou mesmo ovelhas mestiças”, explica Regina.

Para elevar ainda mais o nível técnico da exposição, cinco jurados foram convidados para comandar o julgamento. São eles Gustavo Martins Ferreira, de São Paulo; Wilson Braga, da Bahia; John Dell e Koenie Kotze, da África do Sul; além de Philip Strauss, da República da Namíbia.  A programação também envolve premiação inédita e homenagens. 

 

Remates ofertam melhor do Dorper e White Dorper

Dois leilões oficiais serão realizados durante a 8ª Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper. O primeiro - o Leilão Nacional Dorper Show -, ocorre na sexta-feira (5 de dezembro), às 20 horas (horário local), com transmissão pelo site www.arrematepecuario.com.br. Os promotores (Dorper Buriá, de Senhor do Bonfim/BA; Dorper Cauípe, do Ceará; Cabanha Lage da Cruz, de Itiúba/BA; Rebanho LCB, de Rio Claro/AL; e Five Stars, de Valinhos /SP) reservaram 40 lotes para vender neste remate.

No sábado, 6 de dezembro, às 13 horas (horário local), Roberto Teixeira, da Dorper Constelação, em Caruaru (PE), entra em cena com o Leilão Constelação & Convidados, com a participação especial da Dorper Campo Verde, de Jarinu (SP); e Malu Dorper (São Roque). Serão vendidos cerca de 40 lotes, com transição pelo site www.mfrural.com.br.

Mais informações podem ser obtidas no site www.abcdorper.com.br