Publicado em 15/12/2014 13h46

Soja/Cepea: valores aumentam com dólar em alta e possível atraso na colheita

A expressiva valorização do dólar frente ao Real deixou vendedores retraídos, elevando os preços domésticos da soja, de acordo com pesquisadores do Cepea. Isso porque, mesmo com expectativa de safra recorde, o início da colheita deve atrasar nesta temporada, visto que houve demora no semeio em razão das condições climáticas desfavoráveis.
Por: Cepea/Esalq

saca

Assim, agentes domésticos estão adotando a estratégia de guardar a quantidade do grão disponível e comercializar em janeiro e início de fevereiro, quando a oferta estará ainda menor e o câmbio pode ficar ainda mais vantajoso. Além disso, a expectativa quanto aos dados que foram divulgados pela Conab e pelo USDA deixaram desde produtores até traders cautelosos nas negociações de soja e derivados na semana passada.

O Indicador CEPEA/ESALQ (estado do Paraná) subiu 1,5% entre 5 e 12 de dezembro, indo para R$ 62,99/sc de 60 kg na sexta, 12. O Indicador da soja Paranaguá ESALQ/BM&FBovespa, que é baseado em negócios realizados na modalidade spot, referentes ao grão depositado no corredor de exportação, permanece arbitrado em R$ 61,17/sc de 60 kg.