Mas também essa expectativa está parcialmente frustrada e, agora, embarcar 4 milhões de toneladas de carne de frango tornou-se um desafio. Porque, após fechar outubro com um dos melhores resultados de todos os tempos, as exportações de novembro sofreram forte retrocesso – recuaram quase 10% em relação ao mês anterior e perto de 6% em relação a novembro do ano passado, ficando em apenas 327.410 toneladas, quarto menor volume do ano.
Resultado: faltando um mês para completar-se o exercício, o volume acumulado no ano soma pouco mais de 3,654 milhões de toneladas, volume que solicita cerca de 345,6 mil toneladas em dezembro para se chegar aos 4 milhões de toneladas anuais.
Não chega a ser impossível, pois no decorrer de 2014 esse volume foi superado em cinco diferentes ocasiões. O problema está na época do ano. Porque, em dezembro, o ritmo dos embarques é, normalmente, mais lento.
De toda forma, a tendência, por ora, é de superação do total registrado em dezembro do ano passado. E isso se concretizando, o total anual não ficará muito distante dos emblemáticos “4 milhões de toneladas”, alcançando-se novo recorde nos embarques anuais. Até novembro passado, o acumulado em 12 meses somava 3,978 milhões de toneladas e apresentava incremento de 1,83% sobre idêntico período anterior.