Publicado em 07/02/2018 14h47

Pesquisadores da Embrapa desenvolvem novas técnicas para fiscalizar café

Será possível detectar os adulterantes mais comuns adicionados ao café torrado e moído, como milho, arroz e cevada
Por: Estadão Conteúdo

Órgãos de controle de qualidade devem ter à disposição em breve novas técnicas na fiscalização do café torrado e moído. Isso porque a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroindústria de Alimentos (RJ) e parceiros estão desenvolvendo técnicas que permitem detectar com mais facilidade a presença de outros materiais vegetais que não sejam café.

As novas técnicas conseguem detectar os adulterantes mais comuns adicionados ao café torrado e moído, como milho, arroz e cevada, disseram, em nota, os pesquisadores da Embrapa Edna Maria Moraes Oliveira e Otniel Freitas Silva, líderes da equipe de cientistas do projeto. As práticas atuais de fiscalização, baseadas na visualização por microscopia e macroscopia, complicam a detecção de elementos inapropriados na composição do café, na medida em que eles são torrados e moídos com o grão.

Um dos novos métodos utiliza a PCR (sigla para reação em cadeia da polimerase), que vem sendo amplamente utilizada na análise de sequências específicas de DNA de diferentes matrizes alimentares. Outra nova forma de fiscalização é baseada em Cromatografia Líquida de Ultra Eficiência e Espectrometria de Massas - ainda em fase de validação qualitativa, mas que oferece resultados mais rápidos e precisos.

Publicidade