Publicado em 24/01/2018 16h36

Saiba a importância do cálcio para o bom desenvolvimento do citros

Elemento é exigido em altas quantidades e faz parte da parede celular da planta
Por: Camila Castro, Centro de Comunicação

Cálcio Citros_Alltech Crop ScienceConsiderado um macronutriente nas culturas de citros, por ser exigido em maiores quantidades por essas plantas, o cálcio participa de funções estruturais e fisiológicas da planta. Sua deficiência pode ocasionar queda de folhas e frutos, e até mesmo rachaduras da casca, impactando diretamente na rentabilidade do produtor. Por isso, estar atento a exigência desse elemento é fundamental para o bom desenvolvimento dos cultivos.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, além do uso do cálcio no momento de correção do solo, é importante que o citricultor realize aplicações via foliar. "Sabemos que o cálcio possui uma baixa translocação, por isso quando fazemos uma aplicação foliar, seja na fase vegetativa, reprodutiva ou de frutificação, conseguimos manter a quantidade necessária para o bom desenvolvimento da planta", explica.

A prática já foi adotada por Miltom Boveloni, produtor de laranja na cidade de Mogi Mirim (SP). De acordo com o agricultor, quando se busca por produtividade, o cálcio não pode ser deixado de lado. "Na citricultura, precisamos de muito do cálcio, sempre precisamos fazer essa correção. Com isso, percebi melhor o desenvolvimento e pegamento do fruto, além de aumento de produção", afirma.

Revoredo ainda destaca que o macronutriente faz parte de diversas estruturas da planta, sendo, dessa forma, extremamente importante para o crescimento foliar, polinização e frutificação. "O cálcio está relacionado à parede celular de vários tecidos vegetais, como as folhas, tubos polínicos e até mesmo dos frutos, participando da formação dessas estruturas. Então, é importante manter a quantidade necessária para que a folha, o ramo, a flor ou o fruto consigam se desenvolver", reforça.

Algumas funções fisiológicas do vegetal também estão ligadas ao nutriente, conforme explica o agrônomo. "O cálcio está relacionado ao metabolismo, tanto de maneira mais simples quanto na redução de estresse da planta, favorecendo uma atividade fotossintética constante. Assim, a folha consegue gerar mais energia para sustentar sua flor e, consequentemente, o futuro fruto", finaliza.

---

Sobre a Alltech Crop Science

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).