Publicado em 24/01/2018 15h36

Barry Callebaut fatura menos no 1º trimestre fiscal

Queda do preço do cacau foi dos fatores de queda na receita da companhia
Por: Estadão Conteúdo

A fabricante suíça de chocolates Barry Callebaut informou nesta quarta-feira (24/1) que seu faturamento somou 1,872 bilhão de francos suíços (US$ 1,97 bilhão) no primeiro trimestre fiscal, encerrado em novembro do ano passado. O montante representa queda de 0,7% ante igual período do ano anterior. De acordo com a companhia, o recuo na receita refletiu os menores preços do cacau, além de outras matérias primas.

O volume de vendas da empresa avançou 8% no período, sustentado pelo crescimento de dois dígitos na região da Europa, Oriente Médio e África, na medida em que o acordo de compra de fábrica de chocolates da Mondelez, na Bélgica, pela Barry Callebaut continua dar resultados positivos, com focado em produtos com margens mais altas. As vendas da empresa nos segmento de produtos de cacau avançaram 7,4% no período. No segmento de produtos gourmet e especiais, o volume de vendas cresceu 8,9% no trimestre na comparação anual.

A Barry Callebaut vem seguindo um plano de crescimento iniciado no ano passado, que envolve aquisições, foco em produtos gourmet e diversificação tecnológica. As cotações do cacau em Londres (ICE Futures Europe) recuaram mais de 25% nos últimos 12 meses. Os dados mais recentes de processamento de cacau revelaram demanda mista. Enquanto na Europa a moagem de cacau está em seu nível mais elevado desde 2012/2013, a América do Norte tem apresentado queda.

A empresa relatou, ainda, que em 1º de março o diretor Financeiro da companhia, Victor Balli, vai se aposentar. Em seu lugar, entrará Remco J. Steenbergen, diretor Financeiro do segmento de Tecnologia em Saúde, da Royal Philips.A Barry Callebaut é a maior processadora de cacau do mundo. A empresa lidera e processa cerca de um quarto das amêndoas do planeta.