Publicado em 19/01/2018 17h33

Chuvas trazem alento aos produtores de soja do RS

A Emater destacou que as condições meteorológicas das próximas semanas serão decisivas para obtenção de uma boa safra
Por: Estadão Conteúdo

As chuvas da última semana trouxeram alento aos produtores de soja de algumas regiões do Rio Grande do Sul. Segundo a Emater/RS-Ascar, deve haver uma melhora na condição das plantas de soja, com maior área foliar e porte mais adequado. Essa perspectiva ainda é possível para as lavouras que se encontram em desenvolvimento vegetativo, mas dependerá da sequência de chuvas nos próximos dias ou semanas, diz a empresa em relatório sobre as lavouras, divulgado nesta quinta-feira, 18.

Para as lavouras em adiantado estágio de floração (30%) e em formação de grãos (10%), a preocupação é grande pelo pequeno porte das plantas, principalmente em cultivares muito precoces, o que poderá comprometer a produtividade. "Nas lavouras implantadas há menos tempo e que não tiveram oportunidade de enraizamento mais profundo já se notam falhas pela morte de plantas", informa. A Emater destacou ainda que as condições meteorológicas das próximas semanas serão decisivas para obtenção de uma boa safra. "Dada a fase em que se encontra a cultura, um bom regime de chuvas durante esse período ainda é capaz de garantir plena recuperação às lavouras e produtividade aceitáveis."

A colheita de milho alcança 14% da área, com outros 16% das lavouras maduros e prontos para colher. "Até aqui, as produtividades dessas lavouras têm se mantido dentro do previsto e com colheitas satisfatórias." Entretanto, 50% do total semeado nesta safra está em floração e enchimento de grãos. "Em parte dessas lavouras há indícios de que as plantas já começam a sentir, de forma mais incisiva, os efeitos da deficiência hídrica provocada pela falta de chuvas mais abundantes e regulares."

O desenvolvimento vegetativo do arroz tem melhorado nos últimos dias em virtude das condições climáticas do período, com temperatura alta e bastante luminosidade, segundo a Emater. Quanto ao feijão 1ª safra, prossegue a colheita com bom ritmo, e as lavouras colhidas apresentam boa qualidade dos grãos e produtividade variando atualmente entre 1,7 t/ha e 1,9 t/ha. O feijão 2ª safra está sendo implantado em todo o Estado. "Apesar do período de pouca chuva em algumas regiões, a cultura apresenta desenvolvimento vegetativo normal, favorecido pela fase inicial, cuja taxa de perda de água ainda é baixa."