Publicado em 12/12/2014 09h38

Embrapa aprova projeto sobre agroecologia para região Meio-Norte

A Embrapa Meio-Norte aprovou junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) , o projeto intitulado "O diálogo entre saberes - Promoção da inovação agroecológica nos territórios da região Meio-Norte." A pesquisa será realizada de janeiro 2015 a dezembro de 2016.
Por: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

A finalidade é promover pesquisas agroecológicas e socialização de conhecimentos a partir de metodologias integradoras para atuação em processos de desenvolvimento tecnológico e inovação na agricultura familiar, destacando-se as prioridades, desafios e potencialidades do meio rural da região Meio-Norte do Brasil.

A iniciativa prevê ainda estimular o intercâmbio e integração entre agricultores, técnicos, acadêmicos, pesquisadores e a comunidade em geral, por meio do estabelecimento de uma rede de colaboradores para dinamização agroecológica na região.

Além disso, irá apoiar iniciativas de inovação nos territórios voltadas à intensificação das práticas de manejo sustentável de produtos e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica.

O projeto também promoverá a formação de agentes multiplicadores de extensão rural (Ater) e de jovens rurais na perspectiva da construção de conhecimentos agroecológicos, bem como contribuir com apoio às políticas públicas com proposta para o fortalecimento da agricultura familiar piauiense e seus aportes para um desenvolvimento rural mais equitativo e equilibrado.

 

Metodologia adotada

As ações serão desenvolvidas por meio da pesquisa-ação participativa e formação/capacitação agroecológica através da atuação em rede com diversos colaboradores para a construção coletiva do conhecimento e dinamização de processos de inovação agroecológica.

"Com esse projeto, buscamos atender as reais necessidades da agricultura familiar no estado do Piauí quanto à inclusão socioprodutiva, acesso às políticas públicas e inserção profissional da juventude rural", destaca o coordenador do projeto, Francisco das Chagas Oliveira, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio-Norte.

O projeto tem ainda como eixos para sua execução o apoio em redes colaborativas multiinstitucionais para a construção coletiva do conhecimento agroecológico; a promoção de processos de inovação e transição agroecológica para o fortalecimento da agricultura familiar e a formação e disponibilização de conhecimentos. Para a realização das ações, o projeto conta com um orçamento de R$ 100 mil.